segunda-feira, 28 de junho de 2010


Operação Fall Weiis-A invasão da Polônia

Fall Weiss foi o plano estratégico alemão para a invasão da polônia preparado antes de 1939 e posto em ação na madrugada de 1º de setembro de 1939. Nessa data a guerra eclodiu no leste onde quase um milhão de soldados alemães invadem a fronteira polonesa dando inicio a fase européia da II Guerra Mundial. O exercito polonês havia mobilizado ate ai somente 600 mil homens e se viu encurralado onde a única saída para a vitoria era assumir uma possição defensiva. Essa era a situação perfeita para por em pratica a ‘’BlitzKrieg’’ quando primeiramente a Luftwaffe abateu a pobre força aérea polonesa, destruindo a maior parte dos seus aviões ainda em terra assumindo assim total controle o espaço aéreo polonês. As forças alemãs, o grupo de Exercito Norte, sob o comando do General Fedor Von Bock, e o grupo de Exercito do Sul, sob o comando do General Gerd Von Rudstedt, avançaram furiosamente conta os poloneses onde as divisões ‘’panzer’’ alemãs se saíram de forma brilhante durante a campanha. A 19ª Divisão Blindada comandada por Heinz Guderian, serviu como abre-alas d Grupo de Exercito do Norte, dominando o corredor polonês em apenas dois dias e a 11ª Divisão Panzer atingiu os limites de Varsóvia no dia 8 de setembro, cercando vários bolsões de resistência. Os Panzer’s continuaram em frente enquanto Guderian seguiu em direção sul e atacou pelo leste da Prússia em 9 de setembro para depois se juntar aos tanques sob comando de Kleist, que atacavam ao sul. Porem com os eventos na Polônia, a Inglaterra e França declaram guerra á Alemanha como haviam prometido em defender as fronteiras polonesas . Os panzer’s alemães cercam Varsóvia e foram ainda mais longe encurralando outra grande força polonesa em Brest-Litovsk e ao mesmo tempo os soviéticos cruzam a quase deserta fronteira com a polônia pelo leste. Ainda que estivessem enfrentando duas potencias os poloneses continuaram a lutar na cercada Varsóvia que foi constantemente bombardeada pela Luftwaffe e logo após o bombardeio foi lançada a ofensiva de infantaria para tomar a capital e após 16 dias de resistência a cidade cai nas mãos dos alemães.

Foto: Alemães derrubam a fronteira da Polônia dando inicio á Segunda Guerra Mundial


Forças:
Alemanha : 559 Batalhões de Infantaria onde 37 Divisões de infantaria, quatro divisões blindadas leves, seis divisões Panzer mais 5800 peças de artilharia .
Polônia : 39 divisões mais 16 brigadas totalizando um número de quase um milhão de soldados mais 615 tanques velhos do tempo da Primeira Guerra

4 comentários:

  1. Putz\, voce estava nessa guerra ne?
    Talvez voce tenha ate batido essa foto aew
    ahuahuahauahauhau

    ResponderExcluir
  2. Tah massa pow, qualquer duvida sobre o conteudo eu passo aki ^^

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog. Essa luta foi desigual, enquanto os alemães atacavam com tanques, os poloneses se defendiam com cavalos.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Lucas, mas essa desigualdade não foi motivo para os poloneses se renderem logo. Lutaram ate onde podiam.

    ResponderExcluir