domingo, 27 de junho de 2010


Segunda Guerra Mundial: Introdução e Antecedentes

A II Guerra Mundial é até hoje considerada o maior confronto da humanidade. O conflito envolveu 72 nações e foi travado direta ou indiretamente, em todos os continentes do planeta.

A ordem do velho mundo que durava desde 1815, podia ter desaparecido após o fim da I Guerra Mundial, mas os tratados assinados em Versalhes e ao redor da Europa não refletiam a mudança no equilíbrio de poder e tampouco a ascensão de Alemanha, da URSS, do Japão e. de certo modo da Itália como grandes potências. Todos eles se sentiam prejudicados com os acordos de paz e procurava oportunidades para reinvidicar sua parte.

A I Guerra Mundial deixou a Europa arrasada, transformada e de perigo iminente de um novo conflito bélico. A Alemanha vista como muitos a culpada pelo inicio da guerra foi derrotada e afogou-se em desgraça com o Tratado de Versalhes. A França e a Inglaterra que teve duras perdas durante a guerra queriam acabar com a Alemanha, porem os Estados Unidos saíram como a maior potência mundial o que depois levaria a acontecer a crise de 1929 que arrasou o mundo.

A Rússia sai da guerra por passar por uma revolução nunca vista no mundo, a revolução comunista, assustando todas as potências capitalistas. Em meio ao caos deixado pela I Guerra Mundial, as nações européias assistem a ascensão de partidos políticos radicais e autoritários, na Rússia os comunistas fortalecidos pela revolução se fortalecem, na Itália o fascismo liderado por Benito Mussoline toma o poder e na Alemanha Adolf Hitler e os nazistas são a esperança do povo alemão de acabar com a crise quando um grupo pequeno mas barulhento conhecido como Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (NSDAP) chamados de nazistas trabalhararam duramente liderados por Adolf Hitler para ganhar apoio da população de tomar o poder na Alemanha. Os nazistas prometiam tornar a Alemanha uma grande potência novamente, reconstruindo sua economia e sua força armada, destruindo assim o Tratado de Versalhes e afirmavam que os culpados para o caos que a Alemanha vivia eram os comunistas e judeus. Depois de vários motins e manifestações políticas, Adolf Hitler chega ao cargo de Chanceler da Alemanha e assim a era nazista começou.

O aumento da força alemã, causou grande contestação em todo o mundo, violando o Tratado de Versalhes a Alemanha retoma sua produção no campo militar, criando assim a Wehrmacht composta pela Luftwaffe a força aérea alemã, Herr o exercito alemão, e a Kriegsmarine a marinha alemã.

Com o aumento da força militar e com a Guerra Civil Espanhola, Hitler pode testar sua força aérea o que ficou conhecido como ensaio para a guerra.

Após acordos com as potencias do mundo a Alemanha invade sem a eclosão de guera a Austria, a região dos Sudetos e a cidade portuária de Danzig na Polônia.

Hitler vendo que de nenhum outro modo podia se expandir territorialmente pela vasta Europa invadiu a Polônia na madrugada de 1 de setembro de 1939 dando inicio a Segunda Guerra Mundial

Bom, com essa primeira postagem comentei um pouco e mostrei meu conhecimento sobre o assunto e em breve estarei postando sobre as grandes batalhas desse magnifico conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário