quinta-feira, 15 de julho de 2010



A Primeira Guerra Mundial : O Declínio da Europa

No final do século XIX, as tensões imperialistas aumentavam entre as potencias européias. Nos diferentes continentes disputados, a hegemonia britânica já estava sendo contestada pelo avanço alemão e norte-americano, na disputa por áreas de influencia e na própria conquista de matérias-primas.
O desenvolvimento econômico norte-americano e o desenvolvimento bélico alemão eram elementos sinalizadores de uma concorrência que ameaçava cada vez mais a liderança econômica e militar britânica sobre o mundo colonial.
A derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana resultou num forte sentimento revanchista Francês.
A Alemanha liderada por Oto Von Bismarck em sua política externa procurava limitar alinha de ação da França fundando em 1873 a Liga dos Três Imperadores (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Rússia) e em 1882 foi estabelecida a Tríplice Aliança constituída por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
A França em resposta a Alemanha procurou construir uma política diplomática que garantia a aproximação com novos aliados que juntos formariam a Tríplice Entende (Inglaterra, França e mais tarde a Itália e Rússia) onde essas duas Alianças eram ‘’inimigas’’ e estavam a ponto de declararem guerra uma a outra.
O assassinato do duque Francisco Ferdinando (herdeiro do trono austro-húngaro) em Saravejo por um membro da organização terrorista Unidade ou Morte impediu que as tensões na Europa tivessem uma solução pacifica. Assim o Império Austro-Húngaro exigiu que a Servia combatesse as unidades terroristas e exigiu também abertura territorial para a realização de investigações austríacas. Em 1º de agosto de 1914 o Império Austro-Húngaro não obtendo atendimento de suas exigências, declarou guerra á Servia, onde os russos aliados dos sérvios reagiram e o sistema de alianças foi ativado, motivando a entrada da Alemanha, França e Inglaterra.

Foto: Arquiduque da Áustria-Hungria Francisco Ferdinando, onde seu assasinato foi o estotim para o inícioda guerra.

Um comentário:

  1. Prabéns! Muito bom o blog, ótimo trabalho que você está desenvolvendo.

    São desses tipos de iniciativas que a História precisa.

    Parabéns mais uma vez!

    Sou do blog Portal Segunda Guerra(portalsegundaguerra.blogspot.com).

    ResponderExcluir